Dietas da moda funcionam?

Essa súplica por um tipo de aparência perfeita, tem tomado conta das redes sociais; criou-se uma espécie de vitrine online, onde as pessoas ficam fascinadas em uma ilusão de ter o corpo perfeito através de dietas da moda que na maioria das vezes acabam sendo estratégias de marketing para vender algum produto e divulgar alguma marca de suplementos, sucos, vitaminas, shakes, etc.

Afinal, essas dietas funcionam? Não iremos aqui ditar quais dietas da moda funcionam e quais não funcionam, mas, vamos orientá-lo (a) a focar seu objetivo em algo em que seu corpo responda de forma potencial e satisfatória.

Os perigos das dietas da moda

Chega a ser utópico a quantidade de dietas da moda que a internet oferece, dietas milagrosas, que prometem resultados rápidos e surpreendentes; quem nunca ouviu falar da dieta dos pontos, vigilantes do peso, dieta da usp, dieta do suco detox, dieta vegana, dieta do glúten, dieta da Herbalife, dieta low carb, até o famoso e mais recente jejum intermitente; a infinidade da lista é extensa e sem fim.

O curioso, é que muitas destas levam ao efeito sanfona irreversível, são perigosas e que praticadas de forma abusiva e exagerada, podem levar a uma desnutrição seríssima, como no caso do jejum intermitente 16h.

Esse comportamento segundo especialistas de saúde e nutrição, pode levar a depressão, ansiedade, crises de pânico, entre outras doenças físicas e emocionais, como por exemplo a anorexia.

O que é jejum intermitente 16h? Existem vários tipos de jejum intermitente, mas o jejum intermitente 16 horas, trata-se especificamente de ficar sem se alimentar durante 16 horas e se alimentar durante as outras 8 horas restantes do seu dia.

É importante ressaltar que o acompanhamento especializado faz toda diferença nessa dieta, pois você precisa saber e se adaptar, para saber o que comer ou não nos períodos em que você não estiver fazendo o JI.

Jejum Intermitente vantagens e desvantagens

As vantagens do jejum intermitente 16h é que qualquer pessoa pode fazê-la, independente de ser adepta de exercícios físicos ou não. A coerência dessa dieta famosa, não é a exceção alimentar em si, mas saber comer quando você sente “fome”.

Como dito anteriormente, dietas da moda podem ser perigosas, uma vez que se compara com o desenvolvimento ou resultado de outras pessoas. As desvantagens do jejum intermitente 16h são que, se esse tipo de jejum for feito de forma abusiva, você pode desenvolver doenças sérias com o tempo.

Cuide da mente antes do corpo

Não precisa ficar em pânico ao ver o resultado físico de outras pessoas; ignore os primeiros pensamentos como: “- Eu não consigo!”, “- Jamais!”, mas, foque sua mentalidade em pensamentos positivos e tente filtrar qualquer estratégia do cérebro para comandar seu corpo.

Você sabia que nossa mente é muito poderosa, e ter seus pensamentos alinhados, influencia em até 70% no seu resultado corporal.

Tenha em mente que cada corpo é único, e que você tem o seu tempo para conquistar seu objetivo, cada pequeno resultado é uma vitória, e a somatória desses pequenos começos que irão fazer diferença na sua perda de peso ou ganho de massa muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *