A Cidade Distancias Mapa da Cidade Hoteis e Pousadas Bares e Restaurantes Festas da Cidade Ecoturismo












  Com 232 anos de fundação, Mucurí localiza-se no Extremo Sul da Bahia. Tem 1776 Km² de extesão, limitando-se, ao sul com o Espírito Santo, a oeste, com Minas Gerais, ao Norte, com os municipios baianos de Ibirapoã e Nova Viçosa e a leste, com o Oceano Atlântico.

  Distante 918 Km da Capital do Estado, as principais rodovias de acesso são a BR 101, que comunica a região com o Espirito Santo e o norte da Bahia, permitindo o acesso ao norte de Minas Gerais, e a BA-698 que liga a sede municipal à BR 101 e à sede do municipio vizinho de Nova Viçosa.

  A região era habitada, inicialmente, por indígenas de diversas etnias que lutavam entra si, intensamente, pela disputa de territórios. Posteriormente, portugueses degradados estabeleceram-se numa aldeia indígina litorânea (Indios Tupi, Tupiniquim ou Tupinambá) na foz do rio Mucurí, que vem a ser conhecida como Vila de São José do Porto Alegre, se tornando, em 1769, por Ordem Régia de Criação, o Municipio de Mucurí.

  "(...) Conforme documentação, entre 1767 a 1777, seguindo determinações da Coroa Portuguesa, José Xavier Machado Monteiro, ouvidor da Comarca de Porto Seguro, erigiu três vilas, que no seu relato eram: Vila Viçosa, à margem do Rio Peruípe, com '160 casais'; Porto Alegre, `a Barra do Rio Mercurim com aproximadamente '130 casais' e Alcobaça, à margem do Rio Itanhém, com '130 casais'e mais 400 habitantes."
(Governo do Estado da Bahia, 1998. p33)

 
Considerando-se que Mucurí, localiza-se no litoral, próximo à foz do Rio Mucurí, pode-se estimar o impacto que o aumento populacional deve ter provocado aos ecossistemas costeiros do entorno da cidade. Em proporção, essa população representava, em 1991, 17,3% 4.810 habitantes, da população do municipio, saltando para 22,76% 6.856 habitantes. (Governo da Estado da Bahia, 1998). Pelo Censo atual, a população do municipio já é de 27.115 habitantes