Quem precisa fazer passaporte?

agendamento passaporte sp

O passaporte para algumas pessoas pode ser considerado um documento pouco necessário quando não se tem uma viagem internacional programada.

Mesmo sem uma viagem programada, é bom não ser pego de surpresa e correr o risco de perder aquela viagem maravilhosa por não ter tirado o passaporte a tempo.

Quando é necessário tirar o passaporte?

O passaporte é um documento que atesta a nacionalidade do cidadão, além disso, o passaporte dá permissão para o cidadão cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

Sendo assim, qualquer brasileiro que deseja ir para o exterior é obrigado a ter um passaporte válido e não poderá sair de casa sem ele.

Além disso, o passaporte por ser um documento oficial pode ser utilizado para abrir conta em banco, fazer financiamento, entre outros.

Documentos necessários para tirar o passaporte

Para solicitar a emissão do passaporte, é necessário estar com os seguintes documentos em mão:

Documento de identificação: Pode ser o RG, CNH (Carteira de Habilitação com foto) ou a Carteira de Trabalho;

Caso tenha mudado de sobrenome, é necessário levar a Certidão de Casamento;

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve) ou no caso de não ter votado, que pagou as multas;

CPF: Se o número constar em outro documento apresentado como o RG, Carteira de Trabalho ou CNH, não é necessário apresentar o documento original;

No caso dos homens, é necessário um documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório;

Para pessoas naturalizadas, é necessário o Certificado de Naturalização;

Caso não seja o primeiro passaporte, é necessário apresentar o primeiro ou será cobrado uma taxa. Em caso de perda ou roubo do passaporte anterior, ao apresentar o boletim de ocorrência o cidadão será isento da taxa;

Os menores de 18 anos devem apresentar uma autorização do pai, da mãe ou do responsável legal.

Como tirar o passaporte

agendamento passaporte sp

Agora que você já sabe quais os documentos necessários para tirar o passaporte, ensinaremos um passo a passo muito simples para que você não tenha dificuldades para solicitar o documento.

Preencha a solicitação

Com todos os documentos em mão, agora é a hora de iniciar o processo para tirar o passaporte.

Para isso, entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário.

Nesse formulário será solicitado seus dados, documentos e algumas informações sobre a sua profissão, e-mail e endereço. São apenas quatro telas a serem preenchidas, e é importante que todas as informações sejam verdadeiras.

Ao confirmar todos os dados e finalizar o formulário, será gerado um número de protocolo e um boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Pague o GRU de pagamento

Após imprimir o boleto, pague a taxa de emissão que atualmente é de R$ 257,25.

Preste muita atenção se o valor foi pago corretamente, incluindo os centavos, e se o pagamento foi feito ou apenas agendado.

Após a compensação bancária que normalmente leva um dia, o site irá liberar a função agendamento.

Agende seu atendimento

Ao acessar o site da Polícia Federal, desta vez com o GRU pago, é preciso ir até a aba agendamento de atendimento.

Informando o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o próprio sistema irá mostrar os endereços, dias e datas disponíveis.

Se você for de São Paulo, uma das opções do agendamento passaporte sp é a sede da Polícia Federal na Lapa.

Em seguida, basta agendar seu atendimento e aguardar.

Compareça no posto da polícia federal

No dia e hora, compareça ao posto da Polícia Federal escolhido na hora do agendamento.

Leve consigo todos os documentos originais, o comprovante de pagamento do GRU, o protocolo impresso e o comprovante de agendamento.

Não é necessário levar foto, exceto no caso e crianças até 3 anos de idade, nesse caso, é preciso levar uma foto 5×7 colorida e com o fundo branco.

No posto da Polícia Federal, uma triagem será feita, após os documentos serem conferidos, um policial irá coletar suas impressões digitais e tirar uma foto.

Por fim, basta aguardar!

O prazo para pegar o passaporte é de até 6 dias úteis, mas você pode consultar o andamento da solicitação no site da Polícia Federal.

Não se esqueça que apenas o requerente pode pegar o passaporte, e é necessário apresentar o documento de identidade original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *