Saber a cotação do carro usado é importante para quem pretende comprar e para quem pretende vender: dessa maneira, a pessoa coloca um preço razoável, sem perder dinheiro.
Porém, isso não é simples: o ideal é verificar a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, conhecida como tabela FIPE.
Pela internet, dá para colocar as informações do veículo e o instituto mostrará qual é o valor de mercado dele, o que vai basear a sua revenda.
Como consultar o preço de veículos usados
Os simuladores da tabela FIPE são encontrados em muitos sites diferentes, mas o mais indicado é sempre usar o site oficial do instituto: https://veiculos.fipe.org.br/.
O processo para consultar o preço do carro usado é o seguinte:
- Clique em “Consulta de carros ou utilitários pequenos”;
- Selecione um mês e ano de referência;
- Determine a marca, o modelo e o ano;
- Clique em “Pesquisar”.
Uma espécie de ficha será gerada pela FIPE logo abaixo da caixa de pesquisa. Nela, o cidadão verá a autenticação, o código, e o preço médio, que estará indicado em reais.
É obrigatório seguir a tabela FIPE?
A tabela FIPE é um meio de a venda de carros usados ser mais justa: o vendedor não cobra a menos do que poderia lucrar e, ao mesmo tempo, não superfatura o veículo.
Porém, não existe obrigatoriedade de seguir essa tabela: se o dono quiser vende-lo por um preço mais baixo, ele pode.
Porém, não é recomendado que o vendedor coloque o valor muito acima da tabela FIPE, pois a maioria dos compradores simplesmente não fechará negócio.
Hoje em dia, qualquer pessoa interessada em comprar um carro usado pode recolher as informações deste no próprio anúncio e consultar a tabela; descobrindo que o valor cobrado está muito superior, procura outro vendedor.
Como a tabela FIPE chega a esses valores?
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas tem parâmetros para determinar quanto cada carro vale.
Primeiro, ela pesquisa quais são os preços para todos os veículos no Brasil inteiro: cifras muito extremas (ou seja, muito baixas ou muito altas) não são usadas porque, provavelmente, apresentam erros.
Com os valores que continuam em uso, a FIPE faz uma média, destacando-se que as grandes concessionárias também fazem uso desse levantamento.
Todos os meses, a função refaz essas contas e publica os novos valores para os carros, ou seja, quem vê determinado preço em março pode encontrar outro valor no mês de abril e assim sucessivamente.
Consulta carros usados Webmotors
Se o proprietário preferir, pode fazer a consulta tabela fipe webmotors. Essa é uma plataforma confiável na qual várias pessoas vendem seus veículos usados e que também mostra os valores da tabela FIPE:
- Acesse https://www.webmotors.com.br/tabela-fipe-novos-usados-seminovos;
- Clique em “carros”, à esquerda;
- Selecione se você está procurando ou vendendo;
- Selecione o Estado;
- Selecione a marca;
- Selecione o modelo;
- Selecione o ano;
- Clique na versão;
- Forneça nome e e-mail para que a Webmotors envie a avaliação.